quarta-feira, 29 de julho de 2009

Instalar controlador para placa Nvidia GeForce FX 5200 (Parte 2)

 ACTUALIZAÇÃO: Ao dia de hoje o driver para esta placa e outras da mesma família é o 173.14.25


Esta mensagem é apenas um complemento visual á minha mensagem publicada anteriormente neste blogue
Como uma imagem vale por mil palavras... resolvi adicionar estas imagens que mostram passo por passo as instruções a seguir para instalar o driver ou controlador gráfico desta placa gráfica Nvidia ( o qual também serve para muitos outros modelos de placas Nvidia da mesma família e não só).
Para começar o processo saímos do ambiente gráfico, podendo ir ao menu K e escolher " terminar sessão ". Aparecerá a imagem de "Login" que nos pede o nome de utilizador e a palavra-passe.
De seguida carregamos ao mesmo tempo nas teclas CONTROL+ATL+F1 e aparecerá a seguinte imagem :

Fazemos o Login com o nome de utilizador e palavra-passe, e acto seguido, como se vê na imagem de baixo escrevemos su e metemos a palavra-passe de root.
Introduziremos também os comandos que se podem ver nas linhas de baixo ...

De seguida executamos o instalador de Nvidia, como podemos ver na imagem de baixo:

Esta é a imagem de entrada do instalador quando arranca. Simplesmente aceitamos a licença.


Posted by Picasa
Neste caso como aparece na imagem que se vê em baixo, o que fiz foi reinstalar o controlador depois de actualizar o kernel, xorg, etc... logo o que se vê na imagem é que diz-nos que já tem instalada uma versão do mesmo controlador. Não há nenhum problema e continuamos:



Como sempre, como se vê na imagem de baixo, o instalador tenta ligar á página de Nvidia e baixar um kernel pré-compilado... coisa que nunca consegue (ahahah)... mas não há problema:


 Como vemos dá erro. Carregamos em OK, ou seja carregamos na tecla ENTER para seleccionar OK, já que não há outra selecção possível:


Passo seguinte, como vemos na imagem de baixo, o instalador vai compilar uma interface para o kernel. Carregamos outra vez em ENTER para seleccionar OK:


Construindo o modulo do kernel....:


Completado a 100%....


Este erro embora apareça, não acho que seja relevante, pelo menos tudo funciona bem depois da instalação. É possivel que seja um "bug" do instalador:


Aqui mostra um aviso que podemos ignorar:


Instalador procurando ficheiros conflictivos do servidor X:



Continuando a instalação :


Aqui o instalador pergunta se queremos que ele actualize automáticamente a nossa configuração do servidor X. Respondemos "Yes". De qualquer maneira será feita uma cópia de segurança da configuração anterior á instalação.



A configuração do servidor X foi actualizada e a instalação do controlador terminou. Carregamos em ENTER:



Acto seguido, o instalador termina e voltamos á linha de comandos. Como estamos como ROOT recomendo reiniciar o computador com o comando reboot
# reboot



E termina aqui. Para comprovar que tudo está bem, depois de reiniciar o computador, abrimos uma linha de comandos e escrevemos glxgears
Veremos uma janela com umas engrenagens girando suavemente. Espero que todas estas imagens ajudem bastante mais e complementem a mensagem anterior, já que como disse antes, uma imagem vale por mil palavras.

Qualquer dúvida já sabem, podem comentar. Espero que lhes seja util.

Sem comentários:

Enviar um comentário

É favor manter a boa educação nos comentários. Qualquer comentário ofensivo, racista, desprestigioso, apenas com objectivo de inundar o blogue ou comentários de publicidade não solicitada serão eliminados. Serão aceites comentários em Português, Espanhol e Inglês. Comentarios en Portugues, Español y Ingles seran aceptados. Comments in Portuguese, Spanish and English will be accepted.