quarta-feira, 22 de julho de 2009

Instalar fontes com Fonty Python

Encontrei esta ferramenta já á algum tempo para instalar fontes em Debian. O seu nome parece-se ao Monty Python mas o seu nome é mesmo Fonty Python... fonéticamente parecido...

O seu uso não é demasiado complicado...  pode ser instalado via synaptic ou terminal (konsole por exemplo) com o comando:

# apt-get install fontypython

como superusuário.

O programa depois de instalado pode ser encontrado no menu K>Gráficos



Primeiro faz falta algumas fontes para podermos experimentar. Na parte de baixo desta mensagem há uma lista de sition onde podemos conseguir algumas fontes, e se usarmos google de certeza que encontramos mais.

Descarregamos as fontes e guardamos numa pasta. Na imagem de cima, onde vemos na parte esquerda "Folders", aí podemos escolher a pasta onde temos as fontes para instalar. Escolhemos a fonte, ela aparece na lista do meio, criamos um novo "pog" e metemos um nome para o mesmo (o que quisermos, ou o nome da fonte), fazemos clique na fonte que queremos, escolhemos Put fonts into [pog name], ... aqui pog name será o nome que demos ao pog. Só falta carregar em install pog e é tudo. Depois disto as fontes deverão aparecer nas aplicações que queremos... se as tinhamos abertas enquanto instalávamos as fontes, só aperecerão quando reiniciamos essas alicações.

Sitios onde podemos conseguir algumas fontes:

Colecção de fontes de dominio público 

umas poucas fontes de qualidade

typoasis

fonteria

as 20 melhores fontes com licença

designer in action

dafont



Sem comentários:

Enviar um comentário

É favor manter a boa educação nos comentários. Qualquer comentário ofensivo, racista, desprestigioso, apenas com objectivo de inundar o blogue ou comentários de publicidade não solicitada serão eliminados. Serão aceites comentários em Português, Espanhol e Inglês. Comentarios en Portugues, Español y Ingles seran aceptados. Comments in Portuguese, Spanish and English will be accepted.