domingo, 19 de julho de 2009

Instalar jogos no Linux

Quem diz que no Linux não temos jogos mente.

Sim, podem não ser jogos com a qualidade como aquela que estamos habituados a ver de jogos comerciais no Windows, mas temos jogos bastante bons e a grande maioria são gratuitos.

Muitos são desenvolvidos por comunidades compostas por pessoas com tempo livre, alguns mais e outros menos, sem ânimo de lucro, e pessoas com vontade de superação e vontade de aprender.

Como já indiquei nesta minha mensagem anterior, DJL é uma alternativa para começar a instalar jogos.


Também existe a comunidade PlayOnLinux que oferece uma alternativa (gratuita) a poder utilizar os jogos que temos do Windows a que possam ser executados sobre Linux utilizando uma implementação de Windows sobre Linux, o já famoso Wine.


A lista de jogos de Windows que se executam sobre Wine é uma lista em vias de crescimento e aperfeiçoamento, há jogos que se executam sem nenhum problema, outros que requerem algo de configuração, e outros que nem são jogáveis, mas com a contribuição destas comunidades e dos usuários, a lista de jogos de Windows a funcionarem sobre Linux é cada vez maior.


Também existem "versões" de Wine no ambito comercial que oferecem apoio, e que contam também com jogos nas suas listas que funcionam bastante bem e que estas listas vão crescendo pouco a pouco.

São o caso de Cedega com a sua lista de jogos suportados, e Crossover Linux, que no caso deste último, permite áparte de jogos, também executar algumas aplicações de Windows.

Deixando atrás estas alternativas, temos jogos nativos em Linux, e são bastantes. Uns melhores e outros piores.


Alguns vêm com instaladores e até se encontram nos repositórios de Debian (embora nos repositórios nem sempre esteja a versão mais recente), e que podemos instalar através da aplicação Adicionar/Remover Programas muito facilmente (algumas imagens desta aplicação, que embora seja nativa do ambiente de trabalho Gnome pode ser usada no KDE para gerir a instalação e desinstalação de programas)

...Ou até há jogos que nem é preciso instalar, já que descarregamos um ficheiro comprimido que contém o código fonte e o ficheiro executável, e que neste caso para facilitar a vida podemos criar uma entrada para o jogo no menu K (ou em Gnome também pde ser feito).

É o caso de:

Assault Cube (imagens do jogo) - jogo tipo FPS

Alien Arena (imagens do jogo) - jogo tipo FPS

Blood Frontier (imagens do jogo) - jogo tipo FPS

Bos Wars (imagens do jogo) - jogo de estratégia em tempo real (RTS)

Spheres of Chaos - jogo de arcada psicodélico

Commander Stalin (mais imagens do jogo) - jogo de estratégia em tempo real (RTS) ao estilo do já conhecido jogo Command and Conquer

Free Orion (imagens do jogo) - jogo de estratégia espacial e conquista galáctica

Mtp-Target (imagens do jogo e video do jogo em youtube) - jogo online de acção e habilidade multijugador. Para jogar é necessário criar uma conta na página oficial (criar a conta é grátis) para poder jogar. Ao principio custa um pouco entender a mecânica do movimento e do controle de vôo, mas depois resulta ser um jogo viciante.

Nexuiz (imagens do jogo) - jogo tipo FPS. Este jogo está nos repositórios de Debian, mas na página oficial está disponível a ultima versão, que á altura de escrever estas linhas é a 2.5. Pode ser descarregado gratuitamente e não é necessária instalação.

Descomprimimos o ficheiro descarregado e dentro temos tanto os ficheiros executáveis para Windows como para Linux. Podemos executar o jogo abrindo um terminal na pasta onde estão os executáveis, ou como disse antes, criar uma entrada no nosso menu de Jogos para tê-lo sempre á mão.

Abusimbel Profanation Deluxe - Este jogo é um clone do conhecido jogo para Spectrum e outras máquinas...Abusimbel Profanation.


Retrovaders - Este jogo é um clone do Space Invaders (também há uma versão online)

Sauerbraten (imagens do jogo) - Jogo tipo FPS. O ficheiro executável ao que podem criar uma entrada no menu de Jogos é o ficheiro sauerbraten_unix

Urban Terror (imagens do jogo) - Jogo tipo FPS. O ficheiro executável ao que podem criar uma entrada no menu de Jogos é o ficheiro ioUrbanTerror.i386
Todos estes jogos não precisam ser nem compilados nem instalados. Podemos descomprimir os ficheiros comprimidos para uma dentro de uma pasta na nossa /home e desde aí criamos uma entrada no menu K ao ficheiro executável.

A lista não acaba aqui. Existem mais jogos que podem ser jogados sem ter de instalar.... Divirtam-se e comentem caso tenham alguma dúvida.


Gostou desta informação ? Quer instalar jogos facilmente com DJL ? 

Veja esta mensagem neste blogue sobre o repositório de jogos DJL !

Sem comentários:

Enviar um comentário

É favor manter a boa educação nos comentários. Qualquer comentário ofensivo, racista, desprestigioso, apenas com objectivo de inundar o blogue ou comentários de publicidade não solicitada serão eliminados. Serão aceites comentários em Português, Espanhol e Inglês. Comentarios en Portugues, Español y Ingles seran aceptados. Comments in Portuguese, Spanish and English will be accepted.