sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Recupere o GRUB depois de instalar Windows

Como já deve saber, o Linux costuma ser bastante amigável com outros sistemas operativos que você tenha instalado no seu computador.

Depois de instalar uma Distribuição de Linux, ele cria-lhe um menu de arranque no qual aparecem os outros sistemas operativos que você tinha instalado anteriormente. E nesse menu, se você tinha Windows instalado, esse Windows também aparecerá nesse menu.



Agora... se você tiver uma Distribuição de Linux instalada junto com Windows, e voltar a instalar Windows, pode estar descansado que o Windows vai ignorar completamente o seu menu do GRUB e os sistemas operativos que tenha.

O Windows é instalado e acabou-se a festa ! Ele é rei e senhor do seu disco rígido e está-se simplesmente a marimbar se você usa outro sistema operativo... a não ser que seja outra versão ou instalação de Windows, é claro !!!

Claro que para este mal, já existia um remédio, mas implicava usar uma Distribuição de Linux que funcione com um LiveCD ou LiveDVD, fazer algo de "bricolagem" em certos ficheiros, etc, etc... sendo algo difícil de fazer para um utilizador que não sabe ou que não tem tempo e paciência.

Existe no entanto um pequeno programa que você executa no Windows e resolve este problema, tornando a sua resolução muito mais simples e rápida, devolvendo o seu querido menu do GRUB para que possa arrancar o seu Linux.

Este programa chama-se WINGRUB e está disponível na página de sourceforge.

Ora este programa o que vai fazer é detectar os sistemas operativos que tem instalado no computador e restaurar o seu MBR (Master Boot Record)

Algumas imagens:


 


Claro que você tem de saber como está organizado(s) o(s) seu(s) disco(s) rígido(s) e/ou partições, mas se você instalou Linux antes, não deve ser demasiado difícil ter uma ideia de como estão as coisas.

Se tiver dúvidas, deixe o seu comentário e dê a maior informação possível dos seus discos rígidos. Se não tiver dúvidas, também pode deixar um comentário, é claro !

Página oficial:

http://sourceforge.net/projects/grub4dos/

2 comentários:

  1. ESSE PROGRAMA TEM SUPORTE A EXT4? OU SEJA, SE EXISTE UMA PARTIÇÃO EXT4 COM ALGUM SISTEMA ELE VAI RECONHECER?

    ResponderEliminar
  2. hmmm... o ext4 é um tipo de sistema de ficheiros relativamente novo, e está a ser implantado no Ubuntu 9.10.
    Se você verificar na página do Ubuntu, ainda existem certos bugs sobre o ext4, nomeadamente ficheiros de grande tamanho (>512 Mb) mas espera-se que isto seja resolvido a curto prazo.
    Deve também ter em conta que o Wingrub é um programa que bastante jovem, no que diz respeito a suporte, e á versão actual.
    Que eu saiba o Wingrub não suporta este tipo de sistema de ficheiros (ext4).
    No entanto você sempre pode converter o sistema de ficheiros para ext3 e depois voltar a converter com o GPARTED.

    ResponderEliminar

É favor manter a boa educação nos comentários. Qualquer comentário ofensivo, racista, desprestigioso, apenas com objectivo de inundar o blogue ou comentários de publicidade não solicitada serão eliminados. Serão aceites comentários em Português, Espanhol e Inglês. Comentarios en Portugues, Español y Ingles seran aceptados. Comments in Portuguese, Spanish and English will be accepted.