RecordMyDesktop
Com ela gravará todas as actividades no ecrã do seu computador com som (do seu microfone, por exemplo). Pode controlar a qualidade do vídeo e do som.
Instale no Debian com o seguinte comando no terminal (como root):
aptitude install gtk-recordmydesktop
Ou pode instalar com o Synaptic, procurando por gtk-recordmydesktop. Marque a casinha da aplicação e aplique os câmbios para iniciar a instalação.
No Ubuntu instale com o seguinte comando:
sudo aptitude install gtk-recordmydesktop
Depois de instalado, pode encontrá-lo no seu menu "Multimédia" (KDE)
Usando o programa:
Quando carrega no botão de gravação , começará a gravar. A aplicação RecordMyDesktop ficará minimizada na barra de ferramentas.
Pode gravar o ecrã inteiro, ou só uma janela, ou parte de uma janela, ou só a área que você defina. É flexível e á sua escolha. Como o próprio Linux !
Quando quiser parar a gravação, carregue no botão de STOP da aplicação na barra de ferramentas. No entanto tem de esperar enquanto o programa codifica o seu vídeo antes de terminar.
O formato do ficheiro de video criado é .ogv (ogg theora video)
Para reproduzir o ficheiro, pode usar o reprodutor XINE, por exemplo...
MAS.........
No entanto, se quiser converter o ficheiro de vídeo para outro formato, digamos... .avi, pode fazê-lo através da linha de comandos (utilizando a ferramenta chamada mencoder para tal. Instale-a com aptitude install mencoder no terminal).
Por exemplo, criamos um vídeo, que se chama.... video.ogv ;-)
Para converter para .avi, execute o seguinte:
mencoder -idx video.ogv -ovc lavc -oac mp3lame -o convertido.avi
Substitua "convertido.avi" pelo nome que deseja dar ao seu video convertido !
Divirta-se !
Sem comentários:
Enviar um comentário
É favor manter a boa educação nos comentários. Qualquer comentário ofensivo, racista, desprestigioso, apenas com objectivo de inundar o blogue ou comentários de publicidade não solicitada serão eliminados. Serão aceites comentários em Português, Espanhol e Inglês. Comentarios en Portugues, Español y Ingles seran aceptados. Comments in Portuguese, Spanish and English will be accepted.