domingo, 15 de novembro de 2009

Razões para usar Linux (ou GNU/Linux)

Razões, motivos... cada um pode ter os seus.

Esta lista de razões poderia ser maior se tivesse mais tempo e mais desenvolvida até para o meu gosto, mas enfim.

Aqui fica a lista de razões/motivos. Escolha os seus. Escolha a sua Distribuição.  Recompile informação. Vivemos uma idade de ouro da comunicação através deste maravilhosa ferramenta que é a Internet.


Liberte-se e ao seu computador dessas janelas que não lhe deixam fazer mais, desses antivírus esgotantes, desses maravilhosos programas de limpeza do disco, dessas desfragmentações rotineiras que é obrigado a fazer, desses reinícios de máquina impostos pelas actualizações (e que têm de ser imediatos !), dessas vistas maravilhosas e tediosas...

Ganhe o seu computador.





Podes instalar Linux em tantos PC's como queiras, de forma legal.

Não tens que introduzir complexos códigos de produto.

Gosta de programar ? A linguagem de programação C desenvolveu-se em UNIX.

Não tens de te preocupar com os vírus no computador.

Na verdade, 80% dos 500 supercomputadores de todo o mundo funcionam com Linux.

Linux revitalizará hardware antigo e dará um rendimento incrível em máquinas velhas. Se tens algum computador antigo, mesmo antigo, e se precisas de dar-lhe uso, o melhor é uma distribuição de Linux como Damn Small Linux (DSL), Tiny Core Linux (Tiny Core Linux tem apenas 10 Mb (!!) de tamanho e nos seus requisitos mínimos constam: mínimo 32 Mb ram, i486DX. É claro que se tiveres um Pentium I ou II sempre será mais rápido.)

Se necessitas uma suite ofimática podes baixar Open Office e usá-lo. Não existe despesa adicional.

Linux é um sistema operativo aberto. Si existe um problema de segurança, poderás conhecer todos los detalhes. Existe mais e melhor transparência.

Não dependes de um vendedor/desenvolvedor único em Linux. Não dependes de una única entidade para que siga funcionando.

Os grupos de usuários de Linux são muito numerosos e sempre estão mais que dispostos a compartir o seu conhecimento, para além de conselhos e ideias.

Linux ajuda-o a aprender mais sobre o seu computador e como fazer melhor uso dele.

Linux é usável: a interface por defeito é boa, mas podes personalizá-la para que se pareça, se assim o quiseres, a Windows XP ou Mac OS X, o que facilita mais a adaptação aos usuários de Windows XP a Linux, por exemplo.

Linux não se "congela" sem razão aparente. Um navegador WEB que se "congele" não pode provocar um "congelamento" geral do sistema.

Linux não se reinicia a si próprio, e as actualizações automáticas não te forçarão a fazê-lo de forma imediata.

Dispões do código fonte de todo o sistema e as aplicações para fazer o que quiseres com ele se tens los conhecimentos necessários.

Linux pode funcionar desde um CD sem afectar o que já tens instalado no teu PC. É aquilo que conhecemos por LiveCD

Podes usar um LiveCD, por exemplo, para aceder ao teu banco online sen medo a vírus ou troianos.

Si quiseres, também podes jogar a jogos de Windows em Linux usando WINE. Muitos jogos ainda nao funcionam, mas outros muitos funcionam perfeitamente, e até bastante bem. A verdade seja dita.

Linux dispõe de um ambiente de trabalho com efeitos 3D e uma usabilidade impressionante. É o conhecemos por Compiz Fusion.

Linux é (actualmente) más fácil de instalar ou igualmente fácil de instalar comparando com Windows

Linux oferece (pelo menos) um par de soluções de antivírus gratuitas, orientadas a ajudar a usuários com Windows.

Windows Vista põe á prova o teu hardware, enquanto que com Linux consegues o melhor rendimento dos teus componentes.

Linux oferece ás empresas um ambiente para servidores muito superior que o de Microsoft.


Linux está disponível apenas quando está totalmente preparado. Neste ponto refiro-me ás publicações estáveis das diferentes Distribuições de Linux. Existem Distribuições que têm por norma inovar e experimentar com tudo o que são pacotes de versões experimentais. Sidux é um exemplo. Sidux é baseado em Debian trabalhando maioritariamente com pacotes instáveis e experimentais, chegando no entanto a trabalhar e desenvolver de maneira a conseguir até boa estabilidade do sistema.



A industria cada vez mais respeita e apoia Linux. Muitos routers usam Linux (ou o núcleo =kernel ) para funcionarem, telemóveis de última geração que apresentam sistemas operativos baseados em Linux: Android, Maemo, Bada... e mini-sistemas operativos para esses mini-computadores, os netbooks e os notebooks tais como: Chrome OS, Moblin, Linux Mobile System, Leeenux Linux, Android, gOS, Ubuntu... apenas por mencionar alguns.

Se tens algum problema com algum processo em Linux, podes "matá-lo" sem travas e de forma definitiva.

Linux funciona.

Linux é grátis. (já tinha mencionado ?)


Gostou ? deixe o seu Comentário. Obrigado pela visita.

Sem comentários:

Enviar um comentário

É favor manter a boa educação nos comentários. Qualquer comentário ofensivo, racista, desprestigioso, apenas com objectivo de inundar o blogue ou comentários de publicidade não solicitada serão eliminados. Serão aceites comentários em Português, Espanhol e Inglês. Comentarios en Portugues, Español y Ingles seran aceptados. Comments in Portuguese, Spanish and English will be accepted.