terça-feira, 26 de maio de 2009

Instalar pacotes .deb com Gdebi

Depois da explicação anterior algo elaborada, eis como podemos instalar os pacotes ".deb".
 
Podemos fazer a instalação dos mesmos de várias maneiras, conforme o gosto de cada um, ...com o programa Kpackage, por exemplo, mas este não vai resolver as dependências que tenha o pacote que queiramos instalar.


Apenas vai-nos indicar quais são, com o qual podemos instalá-las via terminal, com os comandos apt-get ou aptitude, ou com o instalador gráfico Synaptic.

No entanto uma utilidade gráfica que gosto bastante é o programa gdebi, que podemos instalar via Synaptic, por exemplo, e podemos executá-la desde terminal (como root ou superusuário) com o comando:

# gdebi-gtk

ou então incluir a sua entrada no menu de aplicações de sistema e deixála da seguinte maneira:



Podemos deixar os parâmetros como se vê na imagem de cima e incluso podemos configurar uma tecla de atalho se assim preferimos onde diz "Current shortcut key"... carregamos no botão onde á frente diz "None" e pomos a tecla ou combinação de teclas que mais nos convenha.

Esta seria a imagem de acerca de gdebi-gtk:


Com este programa simplifica-se ao máximo a instalação.

Apenas temos de escolher o pacote .deb que queremos instalar e todas as dependências que tenham vão ser instaladas automaticamente.

A não ser, claro, que não possam ser cumpridas, já que a não ser possível cumpri-las o programa dará uma mensagem de erro a vermelho na janela, indicando que não é possível satisfazer tais dependências.

De qualquer maneira, regra geral, é uma utilidade bastante boa, já que de outra maneira, para quem não um guru dos comandos do terminal ou consola, teria que instalar todos os pacotes que fosse pedidos como dependências, manualmente, nem que fosse através de Synaptic, sendo um trabalho um pouco tedioso e por vezes praticamente impossível, já que há por vezes dependências que têm outras dependências que nos obrigam sair dentro do ramo da distribuição onde nos encontramos de Debian, para instável, experimental, teste... eu sei lá.

De momento uso o ramo estável, ou seja, Debian 5.0, e durante bastante tempo usei-o quando ainda estava no ramo de testes, mas agora desde que passou a estável, não vejo necessidade de passar outra vez ao ramo de "teste", já que muitas coisas estão bastante actualizadas e chegam perfeitamente para um uso diário normal.


Se gostou do que leu aqui também podem-lhe interessar os seguintes artigos :
Wallpapers para Debian
Compilar deixou de ser difícil...
Instalar jogos em Linux com 1-Click...
Instalar jogos no Linux

Sem comentários:

Enviar um comentário

É favor manter a boa educação nos comentários. Qualquer comentário ofensivo, racista, desprestigioso, apenas com objectivo de inundar o blogue ou comentários de publicidade não solicitada serão eliminados. Serão aceites comentários em Português, Espanhol e Inglês. Comentarios en Portugues, Español y Ingles seran aceptados. Comments in Portuguese, Spanish and English will be accepted.