terça-feira, 26 de maio de 2009

Pacotes Debian



O que é um pacote Debian?

Os pacotes geralmente contêm todos os arquivos necessários para implementar um conjunto de comandos relacionados ou recursos. Existem dois tipos de pacotes Debian:

Pacotes binários, que contêm arquivos executáveis, arquivos de configuração, man / info, informações sobre direitos de autor, e de outra documentação.
Estes pacotes são distribuídos e geralmente distinguidos por ter uma extensão de arquivo ". Deb.

Pacotes binários podem ser descompactados utilizando o utilitário Debian dpkg.



Pacotes Fontes, que consistem num ficheiro .dsc descrevendo o pacote fonte (incluindo os nomes dos seguintes arquivos), um ficheiro Orig.tar.gz contendo a fonte original não modificada em formato gzip-tar comprimido, e geralmente um ficheiro diff.gz contendo as mudanças específicas para a fonte original. O utilitário dpkg-source "empacota" e extrai pacotes Debian fonte.

A instalação do pacote de software por sistema utiliza "dependências" que são cuidadosamente concebido pela políticos do pacote. Essas dependências são documentadas no arquivo de controle associado a cada pacote.

Por exemplo, o pacote contendo o compilador GNU C (gcc) "depende" do pacote binutils, que inclui o "linker" (enlaçador) e o assembler (asemblador ou constructor ?).

Se um usuário tenta instalar o gcc sem ter instalado antes binutils, o sistema de pacotes Debian vai dar uma mensagem de erro avisando que ele também precisa binutils, gcc, e instalar apenas se concordar instalar binutils primeiro. (No entanto, esta opção pode ser ultrapassado pelo utilizador persistente).

Os utilitários para pacotes Debian pode ser usados para:

manipular e gerir pacotes ou partes de pacotes,

auxiliar o usuário na fragmentação dos pacotes a serem distribuídos através de uma metade do tamanho limitado, como disquetes,

ajudar desenvolvedores a construir pacote arquivos, e


ajudar os utilizadores a instalar pacotes que residem em um servidor FTP remoto.

Os meus cumprimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

É favor manter a boa educação nos comentários. Qualquer comentário ofensivo, racista, desprestigioso, apenas com objectivo de inundar o blogue ou comentários de publicidade não solicitada serão eliminados. Serão aceites comentários em Português, Espanhol e Inglês. Comentarios en Portugues, Español y Ingles seran aceptados. Comments in Portuguese, Spanish and English will be accepted.