Você já deve ter visto várias alternativas no Linux... algumas apenas baixam os vídeos, outras apenas fazem a conversão... e ClipGrab faz as duas coisas.
Baixe o programa desde a página oficial de ClipGrab.
Descomprima o ficheiro para dentro de uma pasta. Provavelmente terá de dar permissão de execução ao ficheiro. Para tal, pode-o fazer desde o terminal com o comando chmod, ou dê um clique-direito com o rato e marque a opção "é executavél".
Para executar apenas tem de abrir uma janela de terminal onde o descomprimiu e executar o seguinte comando:
$ ./clipgrab-3.0.6.6
Ao momento de escrever estas linhas, a versão disponível de ClipGrab é a 3.0.6.6 e como tal o nome do ficheiro executável é clipgrab-3.0.6.6.
Daí eu executar com esse nome. Adapte o comando (no que se refere ao nome do ficheiro a executar) caso você baixe uma versão diferente.
Continuando...
Copie o Link do vídeo do YouTube que quer baixar e cole-o no ClipGrab. Existe a possibilidade que automaticamente o programa detecte o Link que você copiou e ele tenha sido adicionado para baixá-lo.
Logo, antes de carregar em "Grab this clip!" você pode escolher o formato no qual o vídeo vai ser convertido, ou se apenas quer a musica do mesmo.
Os formatos admitidos são:
Original (ou seja, o vídeo no formato .flv)
MPEG4 ( vídeo convertido em MPEG4 com a extensão .mp4)
WMV ( vídeo convertido em Windows Media Video, ou .WMV)
OGG Theora (formato de video convertido em OGG)
MP3 ( audio only, ou seja, apenas será codificado o áudio, descartando o video, em formato MP3)
OGG Vorbis ( audio only, ou seja apenas será codificado o áudio, descartando o video, em formato OGG Vorbis)
Ora isto para o formato, que poderá escolher onde diz "Format" e carregando na seta para fazer a escolha entre as opções acima descritas.
Onde diz "Quality" poderá escolher, caso exista, a possibilidade de baixar o vídeo com mais resolução. Por defeito a qualidade dos vídeos é a normal, ou seja, 360p.
Terminado de baixar o vídeo, será feita a conversão.
Pessoalmente experimentei-o e gostei do resultado. É um programa simples e funcional. Recomendo-o.
ClipGrab também funciona em outras página de vídeos, tais como:
- Clipfish
- Collegehumor
- Dailymotion
- MyVideo
- MySpass
- Sevenload
- Tudou
- Vimeo
ClipGrab está disponível para Linux (OpenSuse, ArchLinux, Ubuntu), MAC e Windows.
Neste teste que fiz ao programa, baixei a versão pré-compilada e executei-a no Debian Squeeze ( actual versão de testes, ou testing) , mas como indicam na página oficial, esta versão funcionará na maioria das distribuições de Linux.
Também está disponível o código-fonte caso tenha ou queira compilar o programa.
Página Oficial de ClipGrab
Como disse antes, existem outras muitas alternativas para estas tarefas. Esta é apenas uma delas. Se gostou desta mensagem ou achou útil, deixe o seu comentário. O blogue está aberto a quem o visita.
Obrigado pela sua visita.
Sem comentários:
Enviar um comentário
É favor manter a boa educação nos comentários. Qualquer comentário ofensivo, racista, desprestigioso, apenas com objectivo de inundar o blogue ou comentários de publicidade não solicitada serão eliminados. Serão aceites comentários em Português, Espanhol e Inglês. Comentarios en Portugues, Español y Ingles seran aceptados. Comments in Portuguese, Spanish and English will be accepted.