terça-feira, 26 de maio de 2009

Instalar pacotes .deb com Gdebi

Depois da explicação anterior algo elaborada, eis como podemos instalar os pacotes ".deb".
 
Podemos fazer a instalação dos mesmos de várias maneiras, conforme o gosto de cada um, ...com o programa Kpackage, por exemplo, mas este não vai resolver as dependências que tenha o pacote que queiramos instalar.

Pacotes Debian



O que é um pacote Debian?

Os pacotes geralmente contêm todos os arquivos necessários para implementar um conjunto de comandos relacionados ou recursos. Existem dois tipos de pacotes Debian:

Pacotes binários, que contêm arquivos executáveis, arquivos de configuração, man / info, informações sobre direitos de autor, e de outra documentação.
Estes pacotes são distribuídos e geralmente distinguidos por ter uma extensão de arquivo ". Deb.

Pacotes binários podem ser descompactados utilizando o utilitário Debian dpkg.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Instalar controlador para placa Nvidia GeForce FX 5200

ACTUALIZAÇÃO: Está disponível neste blogue como complemento a esta mensagem, uma mensagem que inclui imagens passo-a-passo da instalação:

Estes são os passos a seguir para instalar o driver ou controlador privativo de Nvidia para esta placa gráfica. Estas instruções são para máquinas de 32 bits (x86).
Vamos á página de Nvidia e descarregamos o controlador mais recente.

Ao dia de hoje a versão mais recente é a 173.14.25

Possivelmente haverá que ler e aceitar a licença de Nvidia antes de poder descarregar o ficheiro.

Acto seguido descarregamos o ficheiro NVIDIA-Linux-x86-173.14.25-pkg1.run e guardamos onde quisermos, numa pasta, ambiente de trabalho...apenas devemos tomar nota onde guardámos o ficheiro.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Primeira mensagem

Boas a todos os visitantes. Bem-vindos.

Este blog tentará relatar as minhas experiencias pessoais com o sistema operativo Linux, oferecendo informação que ache útil para todos os que já estão ou desejam entrar neste mundo do software livre e sem barreiras (practicamente).

Até agora já experimentei vários "sabores" de Linux diferentes. Ubuntu, Fedora, Mandriva, PCLinuxOS, Slackware......"Sabores" ou seja, distribuições...e há centenas de sabores diferentes, embora apenas sejam mais conhecidos uns 15 ou 20 sabores diferentes.

E dentro dos "sabores" não estamos limitados a ter apenas um ambiente de trabalho, podemos ter vários instalados, e arrancar o computador ou fechar a sessão e mudar para o que queiramos.

E há vários: Gnome, KDE, XFCE, Openbox, Enlightenment E17, JWM, LXDE...apenas por nomear alguns.

O meu "sabor" preferido é o Debian até agora, embora também tenha instalado o Ubuntu noutra partição (parte do disco, como uma fatia de queijo) porque gosto de ver a evolução do Ubuntu, já que está baseado em Debian, com uma mistura de pacotes ou livrarias do ramo Debian estável, instável, experimental... e tudo isto ajuda o Linux a evoluir, o Debian a madurar cada vez mais, e isso é porque no fim de contas, é grátis a sua descarga e instalação e qualquer pessoal que tenha conhecimentos pode colaborar alterando o código fonte, ou até mesmo apontando erros para serem corrigidos ou fazer traduções.

Aqui fica um video de demonstração das capacidades dos efeitos visuais no Linux. A distribuição usada é a Elive com o ambiente de trabalho ou escritório Enlightenment E17, mas esta também é baseada em Debian.