terça-feira, 30 de junho de 2009

screenshots.debian.net

Eis aqui uma página de utilidade para quando queremos conhecer o aspecto visual de algum programa ou algum jogo antes de o instalar. Esta página é um repositório público de imagens (capturas de ecrã vulgarmente conhecidos em Inglês por "screenshots") de aplicações contidas na distribuição Debian GNU/Linux. Qualquer pessoa pode fazer as suas próprias capturas de ecrã e subir as mesmas a screenshots.debian.net, mediante as seguintes orientações:

- As suas imagens devem estar em formato PNG.

- Devido a motivos legais capturas de ecrã para pacotes não-livres não são aceites.

- As imagens maiores que 800x600 pixels serão automaticamente reduzidas para o tamanho (mantendo a proporção da imagem). Portanto, se você gosta de controlar o resultado exato do que você faz o upload, em seguida, certifique-se que o tamanho da sua imagem não é maior que isso.

- O seu ecrã deve conter uma cena típica quando trabalha com ele. Quando estiver a fazer uma captura de ecrã de um navegador carregue a página debian.org. Uma imagem de um programa gráfico deve ter um desenho carregado. Quanto a jogos por favor faça uma captura de ecrã enquanto estiver jogando, e não do ecrã inicial.

- Boas ferramentas para fazer capturas de ecrã são ksnapshot (KDE), gimp, xwd ou scrot. Veja o Debian wiki para obter mais informações sobre como fazer screenshots em Debian.

- Você não precisa desligar artificialmente as suas decorações das janelas.

- Por favor, defina o idioma para o Inglês para que todos entendem isso. Se você não usar Inglês por omissão, por favor inicie a sua aplicação a partir de um terminal ou linha de comandos depois de usar o comando "export LANG = C".

- Por favor, faça apenas a captura de ecrã da aplicação, e não de todo o ambiente de trabalho (a não ser que a captura seja feita a um gestor de arquivos).

- Arquivos interlaçados PNG não podem ser processados de momento. Por favor, não use imagens entrelaçadas.

Na distribuição Linux Mint já contamos com um instalador que apresenta uma captura do programa, e se no Ubuntu ainda não temos, creio que pouco faltará para tal. Por aqui no Debian, pelo menos no ramo "estável" não existe e esta é uma alternativa para ter alguma informação visual.

http://screenshots.debian.net




Sem comentários:

Enviar um comentário

É favor manter a boa educação nos comentários. Qualquer comentário ofensivo, racista, desprestigioso, apenas com objectivo de inundar o blogue ou comentários de publicidade não solicitada serão eliminados. Serão aceites comentários em Português, Espanhol e Inglês. Comentarios en Portugues, Español y Ingles seran aceptados. Comments in Portuguese, Spanish and English will be accepted.