quinta-feira, 18 de junho de 2009

Nova versão do Navegador Web Opera

Há uns poucos dias saiu a nova versão do Navegador Web Opera. 

Opera 10 ou Opera Unite.



Há bastante tempo que uso este navegador... nessa altura era considerado ad-ware na sua versão de windows, já que trazia publicidade embebida, mas... gostei bastante desde que o provei, e já desde há muito que dita publicidade foi retirada.

Esta nova  versão, áparte de não ser 100% estável, por faltar um pouco mais de "afinações" no seu funcionamento, vejo-a bastante estável.

É um navegador bastante versátil, já que inclui um cliente de correio electónico ou email, se preferirem, o que evita ter de abrir um programa áparte só para descarregar correios... conta também com um leitor de noticias RSS e ATOM, bastante bom para estar a par de noticias de página ou blogs sem ter que visitá-las a não ser que o queiramos fazer é claro, mas neste caso poupamos tempo para o que realmente interessa.

Inclui um bloco de notas, bastante práctico, já que podemos seleccionar com o rato qualquer texto que queramos e copiá-lo como nota, sendo guardada a mesma no bloco. Para aceder ao mesmo podemos carregar em "F4" ou no botão superior esquerdo que fica justo por baixo do menu de opções. No menu lateral que se abre do lado esquerdo temos uma serie de abas que nos dão acesso aos emails, contactos de email, notas, historial de navegação, favoritos, descargas, chat (sim, inclui também um clente de IRC !), ... podendo ser adicionados mais alguns á mesma barra.

Exitem as miniaturas que aparecem quando passamos com o rato por cima de alguma aba que tenhamos aberta, sendo útil quando temos trezentas (ou quase) páginas abertas e andamos á procura de uma delas em particular. 

E há também uma opção muito útil que é a de ajustar a largura da página que estamos a visualizar á largura do écran, coisa que no Firefox não tem e se tiver é só a partir dos complementos que se possam instalar para tal efeito, mas ainda não encontrei nenhum decente.

Existe também o "speed dial", sendo como uma página principal defenida por nós em que podemos pôr as páginas da nossa preferencia num grupo de 9 miniaturas para termos um fácil acesso e também mais rápido,... e áparte destas 9 que definimos, podemos criar vários "speed dial" para mais páginas que queiramos ter á mão de semear. Ora isto resulta bastante útil quando temos centenas de páginas organizadas nos favoritos e temos de andar á procura das mesmas.

Também, no que toca a novidades, inclui, o que se espera ser a caracteristica mais prometedora, inclui um servidor web dentro do nosso navegador web.

Com este podemos instalar multiples serviços, uns que já existem e outros que virão a ser desenvolvidos num futuro que se espera ser não muito longinquo e que podem ser desenvolvidos pelos próprios usuários, abrindo assim o leque de variedade e opções mais ainda.

Para já contamos com serviços como compartir ficheiros com outras pessoas, compartir fotos, podes aceder á nossa biblioteca de musica desde outro computador, ter um próprio servidor web para as páginas que tenhamos, sala de chat para convidados que queiramos, um sitio dedicado para as pessoas deixarem notas ou comentários no nosso computador, enfim...

Cabe salientar que nesta nova versão foram alterados aspectos visuais, tais como as abas de navegação, os botões, lavagem de cara na zona do cliente de email, lavagem de cara a nivel geral :-), uma melhora na velocidade de navegação, e espero que também uma melhora a nivel de compatibilidade de certas páginas, já que há páginas que visitamos, pelo menos com a versão anterior do Opera, que é a 9.6, em que as páginas não são visualizadas de uma maneira correcta: certos elementos são sobrepostos, certas funcionalidades não são compativeis, como fazer login em certas páginas web...... coisas que espero que sejam resolvidas com o tempo.... e de facto algumas já o foram.

Nesses casos tenho o Firefox ou o Iceweasel no Linux como alternativa ;-), e há mais ainda: Konqueror, Epiphany, etc, mas para mim Opera e Firefox como alternativa chegam normalmente.

Alguns podem reclamar devido ao facto de não ser software livre, mas é uma opção como muitas outras, assim como o skype também não o é....

Há mais caracteristicas que aqui não comento e que são uteis, mas essas deixo a quem quiser que as descubra já que acho que merece a pena e é um bom navegador tanto para Window$ como para Linux.

Boas navegações !


Sem comentários:

Enviar um comentário

É favor manter a boa educação nos comentários. Qualquer comentário ofensivo, racista, desprestigioso, apenas com objectivo de inundar o blogue ou comentários de publicidade não solicitada serão eliminados. Serão aceites comentários em Português, Espanhol e Inglês. Comentarios en Portugues, Español y Ingles seran aceptados. Comments in Portuguese, Spanish and English will be accepted.