sábado, 29 de maio de 2010

Baixe e converta vídeos do YouTube com ClipGrab

ClipGrab é uma pequena ferramenta com uma interface gráfica que recomendo para este tipo de trabalhos.
Você já deve ter visto várias alternativas no Linux... algumas apenas baixam os vídeos, outras apenas fazem a conversão... e ClipGrab faz as duas coisas.





Baixe o programa desde a página oficial de ClipGrab.
Descomprima o ficheiro para dentro de uma pasta. Provavelmente terá de dar permissão de execução ao ficheiro. Para tal, pode-o fazer desde o terminal com o comando chmod, ou dê um clique-direito com o rato e marque a opção "é executavél".

Para executar apenas tem de abrir uma janela de terminal onde o descomprimiu e executar o seguinte comando:

$ ./clipgrab-3.0.6.6

Ao momento de escrever estas linhas, a versão disponível de ClipGrab é a 3.0.6.6 e como tal o nome do ficheiro executável é clipgrab-3.0.6.6.
Daí eu executar com esse nome. Adapte o comando (no que se refere ao nome do ficheiro a executar) caso você baixe uma versão diferente.

Continuando...

Copie o Link do vídeo do YouTube que quer baixar e cole-o no ClipGrab. Existe a possibilidade que automaticamente o programa detecte o Link que você copiou e ele tenha sido adicionado para baixá-lo.

Logo, antes de carregar em "Grab this clip!" você pode escolher o formato no qual o vídeo vai ser convertido, ou se apenas quer a musica do mesmo.



Os formatos admitidos são:

Original (ou seja, o vídeo no formato .flv)
MPEG4 ( vídeo convertido em MPEG4 com a extensão .mp4)
WMV ( vídeo convertido em Windows Media Video, ou .WMV)
OGG Theora (formato de video convertido em OGG)
MP3 ( audio only, ou seja, apenas será codificado o áudio, descartando o video, em formato MP3)
OGG Vorbis ( audio only, ou seja apenas será codificado o áudio, descartando o video, em formato OGG Vorbis)

Ora isto para o formato, que poderá escolher onde diz "Format" e carregando na seta para fazer a escolha entre as opções acima descritas.

Onde diz "Quality" poderá escolher, caso exista, a possibilidade de baixar o vídeo com mais resolução. Por defeito a qualidade dos vídeos é a normal, ou seja, 360p.

Terminado de baixar o vídeo, será feita a conversão.
Pessoalmente experimentei-o e gostei do resultado. É um programa simples e funcional. Recomendo-o.

ClipGrab também funciona em outras página de vídeos, tais como:
  • Clipfish
  • Collegehumor
  • Dailymotion
  • MyVideo
  • MySpass
  • Sevenload
  • Tudou
  • Vimeo
E parece que segundo o que dizem na página oficial, existem mais sítios WEB que podem funcionar com o programa. É questão de você experimentar. Também funciona com sítios com vídeos em alta definição.

ClipGrab está disponível para Linux (OpenSuse, ArchLinux, Ubuntu), MAC e Windows.

Neste teste que fiz ao programa, baixei a versão pré-compilada e executei-a no Debian Squeeze ( actual versão de testes, ou testing) , mas como indicam na página oficial, esta versão funcionará na maioria das distribuições de Linux.

Também está disponível o código-fonte caso tenha ou queira compilar o programa.

Página Oficial de ClipGrab


Como disse antes, existem outras muitas alternativas para estas tarefas. Esta é apenas uma delas. Se gostou desta mensagem ou achou útil, deixe o seu comentário. O blogue está aberto a quem o visita.

Obrigado pela sua visita.

Sem comentários:

Enviar um comentário

É favor manter a boa educação nos comentários. Qualquer comentário ofensivo, racista, desprestigioso, apenas com objectivo de inundar o blogue ou comentários de publicidade não solicitada serão eliminados. Serão aceites comentários em Português, Espanhol e Inglês. Comentarios en Portugues, Español y Ingles seran aceptados. Comments in Portuguese, Spanish and English will be accepted.