sábado, 15 de maio de 2010

Analise o espaço dos seus discos com Filelight [LINUX]

Alguma vez andou desesperado á procura dos ficheiros que não lhe interessam para apagá-los do seu disco rígido ?

Para esta tarefa existe Filelight.




Ao contrário de outros programas como Kdiskfree ou outros homónimos no Gnome que só lhe mostram o espaço livre, Filelight mostra-lhe de maneira gráfica quais são os ficheiros e/ou directórios (pastas) que mais espaço ocupam no seu disco rígido, facilitando assim a sua localização.



Filelight permite-lhe navegar dentro do seu disco/directórios usando cliques do rato, dando-lhe em todo o momento uma visão de quanto ocupa cada ficheiro e pasta.

O seu funcionamento é simples. Você indica-lhe desde onde analisar, que pode ser desde a raiz do sistema de ficheiros ( root ou "/") ou a sua pasta pessoal (/home/utilizador) e o programa analisa cada pasta e ficheiro.

Como resultado temos um gráfico em forma de "queijo", por assim dizer, de forma circular ou semi-circular, no qual você por ir passando o rato e ser-lhe-á indicado o tamanho de cada ficheiro ou pasta que você aponte com o ponteiro do rato. Pode ver um exemplo na imagem que se encontra mais acima de estas linhas.

Também é-lhe permitido navegar tal e como se tratasse de uma estrutura de directórios, podendo navegar pela estrutura dos mesmos, como se fosse outro navegador de ficheiros, entrando e saindo dos directórios, contando sempre com a informação daquilo de ocupa mais e do que ocupa menos, é claro.

Quando é a hora de localizar as pastas ou ficheiros que mais ocupam no meu disco para lhe fazer uma limpeza, esta ferramenta é sem dúvida algo que merece a pena ter instalado.

Está disponível no Debian ( Lenny, Squeeze e Sid) e julgo que noutras Distribuições baseadas nele, tal como o Ubuntu ( e Kubuntu), Mint, etc.
Procure-o no seu gestor de pacotes e não se arrependerá.

Como não podia deixar de ser, esta é mais uma aplicação gratuita e de código aberto.

Mais uma dica aqui no Linux & Vida Livre. Se gostou, deixe o seu comentário. Agradeço.


Sem comentários:

Enviar um comentário

É favor manter a boa educação nos comentários. Qualquer comentário ofensivo, racista, desprestigioso, apenas com objectivo de inundar o blogue ou comentários de publicidade não solicitada serão eliminados. Serão aceites comentários em Português, Espanhol e Inglês. Comentarios en Portugues, Español y Ingles seran aceptados. Comments in Portuguese, Spanish and English will be accepted.