segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Katapult - Lançador de Aplicações do KDE

             A fisga em acção !

Embora seja o icone deste pequeno grande programa, na verdade o que ele faz é lancarnos para o programa que queremos... mas porquê usá-lo ?

Já alguma vez andaram perdidos nos menus do KDE á procura de um programa, sabem como se chama, mas não o encontram ?

Pois bem, esta é a verdadeira utilidade do Katapult.

Bastantes vezes pode facilitar essa tarefa, ainda para quem alterna entre diferentes ambientes gráficos, como Gnome, XFCE, LXDE... em que cada um tem os menus orgranizados de maneira distinta, ou o acesso aos mesmos é feito inclusivé de maneiras pouco "normais".

No fim de contas para quem usa KDE, este é um pequeno programa bastante útil.

Esta é a página oficial do Katapult, e actualmente a versão mais recente é a 0.3.2.2

Pode ser instalado via Synaptic ou via terminal (apt-get install katapult), já que se encontra nos repositórios oficiais do Debian.

Depois de instalado podemos encontrar o programa no menu de Utilitários (menu K>Utilitários>Katapult).

O seu uso é bastante simples.  Depois de executado, aparece um icone de uma fisga (ou estilingue para os brasileiros que por cá passam) na barra de tarefas, ao lado do relógio.

Faça clique esquerdo com o rato no icone do programa e aparecerá um icone do mesmo no centro do écrã... esperando que você escreva no seu teclado o nome do programa que quiser lançar.

Enquanto você escreve, ele dá sugestões,  já que há programas que têm nomes parecidos, e se não for esse que você procura, continue escrevendo... porque quando coincidir aparecerá o nome completo, e você só tem que carregar em ENTER.

Como podem ver é bastante simples e prático.

Pode ver algumas imagens do programa em acção na secção de imagens da página oficial do Katapult, assim como um manual de uso do Katapult também na página oficial.

Embora esteja em inglês, você sempre pode usar o Google para traduzir...

Bons Lançamentos !

Sem comentários:

Enviar um comentário

É favor manter a boa educação nos comentários. Qualquer comentário ofensivo, racista, desprestigioso, apenas com objectivo de inundar o blogue ou comentários de publicidade não solicitada serão eliminados. Serão aceites comentários em Português, Espanhol e Inglês. Comentarios en Portugues, Español y Ingles seran aceptados. Comments in Portuguese, Spanish and English will be accepted.