segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Como recuperar cd´s ilegíveis em Debian



Em Debian, e também outras Distros, existe este programa chamado "rdd-copy" cuja finalidade é recuperar  aqueles CD's que temos e que com o tempo tornam-se ilegíveis.... ou mesmo por culpa de alguma arranhadela na superfície do mesmo.

O programa pode ser instalado no Debian através do pacote "rdd".

O método de instalação é á escolha de cada um. Tanto pode ser instalado via Synaptic ou para os que gostam de instalar através do terminal com o comando:

# apt-get install rdd

Executamos o programa com o comando (em terminal):

$ rdd-copy -v /dev/cdrom ./meucd.iso


O programa vai ler o cd completo para uma imagem .iso, com o nome de meucd.iso, mas você pode dar o nome que quiser á imagem .iso..., e quando chega à zona danificada, em vez de terminar com um "input/output error ou read error", começa a ler o cd em modo de recuperação ou "recovery" e vai conseguindo, grão a grão, retirar toda a informação do CD.

Todo este processo pode levar muitas horas a terminar (dependendo da extensão ilegível do cd) mas no fim ficamos com uma imagem .iso que pode ser montada e de seguida podemos copiar os ficheiros que nos faltam, ou até mesmo gravar a imagem .iso

O rdd tem esta descrição no pacote Debian:
"A forensic copy program developed at and used by
the Netherlands Forensic Institute (NFI). Unlike most copy programs, rdd is
robust with respect to read errors, which is an important property in a
forensic operating environment."

Este programa não tem nenhuma imagem em screenshots.debian.net (para os que seguem o blogue... lembram-se de uma mensagem anterior que falei deste "repositório" de imagens de programas de Debian ?), mas no fim de contas é executado desde um terminal... e se você quer colaborar com este projecto e contribuir com imagens deste utilitário pode fazê-lo na secção de upload de imagens de screenshots.debain.net

Acima de tudo, este programa é gratuito e de código aberto ;-)

Boas recuperações !

Sem comentários:

Enviar um comentário

É favor manter a boa educação nos comentários. Qualquer comentário ofensivo, racista, desprestigioso, apenas com objectivo de inundar o blogue ou comentários de publicidade não solicitada serão eliminados. Serão aceites comentários em Português, Espanhol e Inglês. Comentarios en Portugues, Español y Ingles seran aceptados. Comments in Portuguese, Spanish and English will be accepted.