quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Como instalar Simutrans no Debian ? Não é preciso...

Como o nome do titulo diz, e como já me perguntou mais de uma pessoa, não faz falta instalar o Simutrans para jogá-lo... assim como outros jogos que comentei numa mensagem anterior neste blogue.........


- Podemos instalar através dos repositórios via Synaptic, simplesmente abrimos Synaptic e procuramos com a palavra "simutrans" e nos resultados marcamos para instalar o pacote simutrans, com o qual automáticamente irá instalar os pacotes simutrans-data e simutrans-pak64.


Desta maneira ficamos com o jogo instalado, embora não seja na sua ultima versão.


- E a segunda alternativa que a meu ver é a melhor, já que ficamos com a ultima versão disponivel... podemos baixá-la desde a página oficial de Simutrans.

Desta maneira nem precisamos de instalar, já que a descarga inclui um ficheiro executável, com o qual nem é preciso instalar.



Na imagem de cima pode-se ver a página de descarga do Simutrans. Situamos na parte que diz "Simutrans Complete" e carregamos onde diz "Linux" ... logo aparecerá para baixar o ficheiro simulinux_0-102-0.zip

Descompactamos para dentro de uma pasta, movemos a pasta para dentro da nossa /home, para a pasta á nossa escolha e criamos desde o menu "Jogos" uma entrada para o Simutrans e já está ! Apontamos ao ficheiro executável simutrans, como podem ver na imagem...




Aconselho a ler o ficheiro readme.txt que acompanha o jogo, já que lá estão instruções para configurar a resolução que queremos ao arrancar o jogo ou por exemplo esta batota que arranca o jogo com o modo "bancarrota" desligado:


simutrans -freeplay

Claro que neste caso como é um executável, e como não está instalado a nivel do sistema usariamos este comando na consola da seguinte maneira:

./simutrans -freeplay

Para seleccionar a resolução do ecrã desejada eis o que fiz:

Embora neste ficheiro readme.txt explique como mudar a resolução, a maneira mais practica e sem erro que encontrei foi editar o ficheiro simuconf.tab
 

Este ficheiro está dentro da pasta /simutrans/config
 

Abra o ficheiro e desloque-se até á parte final do ficheiro onde diz :

# display (screen/window) width
# also see readme.txt, -screensize option
display_width = 704

# display (screen/window) height
# also see readme.txt, -screensize option
display_height = 560

# show full screen
fullscreen = 0


(os valores a vermelho são os que estão por defeito e o modo fullscreen = 0 quer dizer que o jogo abre numa janela com a resolução posta, cuidado !!)


Alterei para que funcione a modo de ecrãn completo (fullscreen)... e á resolução que quero, ou seja 1024x768... ficando da seguinte maneira:


# display (screen/window) width
# also see readme.txt, -screensize option
display_width = 1024

# display (screen/window) height
# also see readme.txt, -screensize option
display_height = 768

# show full screen
fullscreen = 1

Mude os valores para a resolução que use, grave o ficheiro e pode arrancar o jogo.
 

Existem mais opções de jogo, como outras séries de mapas diferentes, nivel de velocidade e FPS, etc.Existe muita informação neste ficheiro e na página oficial do Simutrans, FAQ, Simutrans Wiki, Simutrans Docs e Simutrans Tips.
E claro também há os PakSets !


Divirtam-se !




0 comentários:

Enviar um comentário

É favor manter a boa educação nos comentários. Qualquer comentário ofensivo, racista, desprestigioso, apenas com objectivo de inundar o blogue ou comentários de publicidade não solicitada serão eliminados. Serão aceites comentários em Português, Espanhol e Inglês. Comentarios en Portugues, Español y Ingles seran aceptados. Comments in Portuguese, Spanish and English will be accepted.

Notícias GNU/Linux