quarta-feira, 8 de julho de 2009

Chamadas telefónicas gratis com Linux

Passo 1: Criar uma conta em voipbuster ou voipstunt. Para o exemplo vou mostrar para voipbuster, mas funciona para os dois... e até podemos alternar o uso com os dois.

Passo 2: Descarregar SjPhone. Descomprimir o ficheiro e executá-lo. Não se instala o programa,.. apenas se descomprime o ficheiro baixado e executa-se o ficheiro sjphone, fazendo duplo click no ficheiro ou desde uma linha de comandos escrevemos:

./sjphone

Passo 3: Vamos a Phone>Preferences... e de seguida vamos á aba "Profiles" e carregamos no botão "New..."

Passo 4: Abre-se uma nova janela e em Profile Name pomos VoipBuster e em Profile Type escolhemos "Call Through SIP Proxy" e carregamos em OK. Automaticamente é posto o nome que pusemos para o ficheiro .ini. Ver imagem:




Passo 5: Aparecerá uma janela que diz "Profile Options" e vamos á aba "SIP Proxy" e introduzimos:

Proxy Domain: “sip1.voipbuster.com” : “5060″
User Domain: “voipbuster.com”
descamarcamos a casa “Register With Proxy”
Proxy for NAT: “sip1.voipbuster.com” : “5060″



Podemos ver como fica na imagem:



Passo 6: Vamos á aba "STUN" e em "Server Adress" introduzimos "stun.voipbuster.com" : "3478" e carregamos em OK. Ficaria como podemos ver na seguinte imagem:




Passo 7: Ficamos com uma janela como esta:



Selecionamos o perfil VoipBuster e carregamos no botão "Initialize...", de seguida pedirá o nosso nome de usuário e palavra-passe, que usamos para criar a conta na página do VoipBuster, e já está. Podemos repetir o processo para criar outro perfil para o voipstunt se o quisermos usar também... a configuração é idêntica.

Agora para fazer chamadas só temos de introduzir o numero. Temos de pôr 00+código do país+código de área+numero de telefone (tudo junto):



Neste caso só para dar exemplo pus 00 + 351 (portugal) + um numero imaginário. Do lado direito estão 2 barras verticais para controlar o volume do microfone (Mic) e das colunas de som (Spk). Sugiro levantar ao máximo a barra do microfone como se vê na imagem de cima.

Depois de pôr o numero desejado carregamos em "Dial". A chamada gratuita tem como duração uns 5 minutos e claro, podemos criar quantas contas quisermos para poder disfrutar sempre das chamadas.

No caso de termos várias contas só temos de ir ao Passo 7 para mudar para a conta que quisermos usar, no caso de termos várias (voipbuster, voipstunt...)

Para sair do programa vamos a Phone>Quit ou carregamos em CTRL+Q (control+q)

E a disfrutar. Se achou que esta mensagem teve utilidade por favor comente. Obrigado

0 comentários:

Enviar um comentário

É favor manter a boa educação nos comentários. Qualquer comentário ofensivo, racista, desprestigioso, apenas com objectivo de inundar o blogue ou comentários de publicidade não solicitada serão eliminados. Serão aceites comentários em Português, Espanhol e Inglês. Comentarios en Portugues, Español y Ingles seran aceptados. Comments in Portuguese, Spanish and English will be accepted.

Notícias GNU/Linux